25th abr2011

AceKard vs R4 – Como funciona e comparativos

by Jean "Aluhandri" Duarte

acekard1Falar de flashcard sem falar em R4 é impossível. A sigla já ganhou espaço na mídia e é referência na boca dos gamers e vendedores. No topo de cadeia alimentar dos flashcards, surgem os famosos AceKard e R4. Ambos têm suas vantagens e desvantagens, e, hoje, vamos fazer um comparativo, para que o gamer faça a escolha para rodar suas ROMs e HomeBrews.

Vamos sanar algumas dúvidas básicas: Como funciona o flashcard (R4 e AceKard)?

Os flashcards (R4 e AceKard) são uma espécie de cartuchos de Nintendo DS que, através de cartões de memória MicroSD, utilizam um sistema desenvolvido individualmente para cada cartão, que permite que os consoles Nintendo DS rodem jogos em arquivos .nds e softwares desenvolvidos especialmente para Nintendo DS, como o emulador NeoDS (roda jogos de NeoGeo no Nintendo DS).

O hardware dos flashcards (todos eles) podem variar, assim como seus sistemas. Os sistemas funcionam com similares versões como, por exemplo, o R4i SDHC e R4DSI LL. Porém, não são cross-compatible,  ou seja, sistemas do AceKard não funcionam com os R4 e vice-versa. Aprenda mais sobre!


Segue o nosso unboxing e review sobre o AceKard e o R4:

Como instalar o sistema?

É bem simples. Você precisa visitar o site que está indicado na caixa do flashcard (no caso de flashcard original – www.acekard.com e www.r4i-sdhc.com) e baixar o kernel, que é o sistema operacional do flashcard. Depois, você precisa copiar o kernel, já descompactado, para um cartão de memória do tipo micro SDHC, já formatado. Aconselha-se utilizar o Panasonic SD Formmater. Tudo pronto. Para rodar os jogos em arquivos .nds e as homebrews, basta copiar para o cartão de memória e ligar o flashcard no DS.

O confronto

r4i_sdhc_1A navegação, em ambos os flashcards, é fácil de realizar. Basta selecionar a pasta e navegar por entre as ROMs com o nome do arquivo que você colocou e o ícone do próprio jogo. A diferença é que, no AceKard, dá pra navegar usando a Stylus e, no R4, você precisa usar o direcional. Os temas do AceKard são INCRÍVEIS. Cada tema pode conter seu conjunto de mini aplicativos como calendário, relógio e nome do usuário. Basta ir ao site do AceKard e baixar. No R4, fui ao site baixar temas, mas não consegui baixar nenhum. Todos os outros que consegui eram pra outros tipos de R4 e não funcionaram. Até hoje estou rodando com os que vieram no kernel. Os desenhos mudam, os botões não – são iguais em todos os temas.

acekardA característica mais diferente entre os flashcards, foi o uso dos menus de edição. No R4, apertando o botão X (inclusive apaguei uma ROM por acidente) você abre um menu com opções básicas de apagar arquivo, apagar save. No AceKard, você usa a Stylus pra abrir um menu "estilo Windows". Nesse menu você pode copiar, colar, apagar e outras funções básicas. Ainda nele, você pode acessar as opções da ROM, que te permitem tanto escolher o tipo de SAVE que você quer abrir, quanto qual SLOT do save você quer abrir, ou seja, você pode criar um numero X saves para o mesmo jogo, independentemente se o jogo aceita um número Y de saves.

Ambos tem uma base de cheat code para serem ativados nos jogos, mas eu confesso que não cheguei a usar.

AceKard – Prós: Excelente sistema, rápido carregamento de ROMs e homebrews, temas bonitos. Contra: Preço. em alguns lugares chega a ser vendido a mais de R$100

R4 -Prós: Excelente preço (já vi a menos de R$50), versões Inter compatíveis (kernel de outros tipos de R4, como o japonês, funcionam no hardware do R4 original). Contra: O carregamento de ROMs e os temas, que são raros.

Agora cabe a você decidir qual deles você recomenda!

Espero que tenham gostado!
Siga-nos no twitter: @theplayerfusion
E-mail: staff@playerfusion.com.br

Comente usando o Facebook

9 Responses to “AceKard vs R4 – Como funciona e comparativos”

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>